Emagrecer é uma das principais metas da mulher brasileira

Mais da metade das brasileiras está insatisfeita com o corpo e busca a boa forma, principalmente, no verão.

Kompleta Comunicação
25/01/2012 - 23h59

Emagrecer é uma das principais metas da mulher brasileira

No país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, a mulher é considerada uma das mais belas de todo o mundo devido à tendência do corpo bronzeado e da silhueta curvada. A preocupação feminina em fazer parte desse perfil aumenta quando chega o verão. Estar no peso ideal se torna prioridade para a maioria, que recorre às dietas milagrosas, medicamentos emagrecedores e academias.

O último estudo realizado pela Sophia Mind – empresa brasileira de pesquisa de mercado voltada ao público feminino –, sobre a satisfação das mulheres com sua aparência, mostrou que mais da metade das brasileiras não está satisfeita com o corpo e a principal causa está diretamente relacionada ao sobrepeso. A pesquisa foi aplicada a mais de 600 mulheres em distintas regiões do Brasil e, segundo o levantamento, 94% das pesquisadas gostariam de mudar alguma coisa no corpo.

Ainda segundo os estudos da Sophia Mind, 76% das mulheres fazem algum esforço para melhorar o visual e as atividades físicas são as práticas mais utilizadas para buscar a boa forma.

Neste período de verão/férias a procura pelos spas aumenta em 50%, sendo o público bastante variado e com a presença também de jovens.

De acordo com Cláudia Luz, educadora física e proprietária do Spa Equilíbrio, esse interesse em perder peso aumenta ainda mais durante o verão. O que deve ser considerado, se possível, é o auxílio de um profissional para quem tem pressa em perder algumas medidas, já que as instruções respeitarão o limite de condicionamento e resistência física de cada um. “No intuito de querer emagrecer de qualquer forma para passar as férias em praias, por exemplo, quando o corpo fica mais à mostra, muitas mulheres se esquecem de valorizar a saúde para valorizar somente a estética”, afirma Cláudia.  

Um fator importante no processo de emagrecimento é aliar a pratica de alguma atividade física a uma alimentação balanceada e hipocalórica. A prática de atividades físicas deve ser regular, pois, a manutenção do peso perdido é de fundamental importância. “Se a pessoa fizer algum exercício que ela realmente gosta, queimar as gordurinhas acumuladas no corpo fica ainda mais fácil”, diz a educadora física.

Os hábitos alimentares também são fatores essenciais na luta contra o sobrepeso. A nutricionista Ariane Barberato, do Spa Equilíbrio, afirma que qualquer mudança repentina na alimentação pode gerar complicações maiores ao organismo. “A pessoa que busca o emagrecimento não pode simplesmente tirar tudo do seu cardápio diário. É necessário ter cautela para não acarretar os transtornos alimentares. No Spa trabalhamos com a Reeducação Alimentar, a dieta é balanceada e apesar de hipocalórica é dividida em seis refeições no dia. O importante é a pessoa entender o processo para poder aplicá-lo sempre. São pequenas mudanças nos hábitos mas que farão grandes diferenças na vida da pessoa”,  fala a nutricionista.

Dicas para emagrecer com saúde neste verão

·         Pratique atividades físicas que te faça sentir melhor. Lembre-se que nunca se trata de quantidade de exercícios, mas sim de qualidade.

·         Beba no mínimo dois litros de água por dia. Trocar os refrigerantes pelos sucos com baixo teor de açúcar, hidrotônicos ou isotônicos também são uma boa.

·         Não fique em jejum por mais de três horas. Entre as principais refeições (café da manhã, almoço e janta) faça um pequeno lanche com frutas, iogurtes desnatados ou biscoitos integrais. Assim você evita a fome e a compulsão alimentar, além de acelerar o metabolismo, responsável pela queima de calorias.

·         Opte pelos pratos coloridos, com muitas verduras, legumes e folhas. São mais apetitosos e retém diversas vitaminas e minerais.

·         Consuma mais alimentos fibrosos, pois são ricos em nutrientes e aumentam a sensação de saciedade, permitindo ao sistema digestório absorver menos calorias.

·         Evite a pressa na hora da refeição. Mastigar bem os alimentos faz com que você consuma quantidades menores.  

·         Quando comer em restaurantes e bares, cuidado com o tamanho das porções. Escolha itens de baixa caloria. Evite frituras e dê preferência aos grelhados, assados e pratos feitos sob vapor.

·         Procure passar algum tempo em spas, pois o acompanhamento especializado contribui diretamente na alimentação saudável e controle do peso

·         Tente estabelecer metas atingíveis para seu emagrecimento. Prepare um diário alimentar registrando os alimentos consumidos durante cada dia (quantidade, horário, local e a sensação que teve com cada refeição). Isso te motivará!

Fonte: Sophia Mind – Pesquisa e Análise de Marketing Feminino

Foto: Reprodução