10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

É possível recuperar o bom humor na hora das refeições com um cardápio saboroso.

Não informado
23/02/2012 - 23h59

10 alimentos que ajudam a acabar com o mau humor

 

Tem dias em que o humor muda de uma hora para a outra, não tem jeito. Isso é muito comum principalmente na TPM, período em que às vezes até você mesma acaba não se aguentando. Mas você sabia que dá para acabar com o mau humor através da alimentação?
Alguns alimentos possuem substâncias que amenizam aquela irritação insuportável. É só incluir estes ingredientes na sua alimentação e perceber o efeito. Conheça agora 10 alimentos que ajudam acabar com o mau humor e procure consumir nos dias em que não estiver de bem com a vida.
1 – Ovo
O ovo ajuda a controlar a ansiedade devido às substâncias do bom humor presentes nas vitaminas do complexo B, conhecidas como a tiamina e a niacina. O alimento tem ainda acetilcolina e ácido fólico.
2 – Alface
A alface é rica em fosfato e seu talo possui uma substância chamada lactucina que, quando ingerida, tem ação calmante e ajuda amenizar a irritação causada pelo mau humor.
3 – Mel
Além de servir como adoçante e remédio natural, o mel tem propriedades que ajudam a controlar o sistema nervoso. Isso porque estimula a produção de serotonina, que controla o mau humor e é responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
4 – Tomate
O tomate é a melhor fonte de licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao fruto e tem função antioxidante, por isso ajuda a reparar os danos causados pelos radicais livres. Se consumido regularmente, o licopeno ajuda a combater a depressão, protege o cérebro e ainda alivia a sensação de mau humor.
5 – Frutos do mar
Os frutos do mar são fonte de ômega 3, gordura que auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL) e fornece proteínas que garantem o bom funcionamento do coração. Além disso, eles são ricos em zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo a sensação de ansiedade e cansaço. Como consequência disso, o mau humor fica controlado.
6 – Jabuticaba
A jabuticaba age como antidepressivo aliviando a sensação de irritação, pois é rica em carboidratos que têm a função de fornecer energia para o organismo. A fruta também possui ferro e vitamina C.
7 – Laranja
A laranja é uma fruta rica em vitaminas C, do complexo B e cálcio, por isso fornece bastante energia para o corpo, ajuda o sistema nervoso a trabalhar normalmente e previne a sensação de fadiga.
8 – Coco
O coco é rico em ácido fenólico, uma substância antioxidante que favorece a circulação sanguínea, reduz os níveis de colesterol e triglicérides. Suas gorduras ajudam a manter o cérebro saudável, garantem o bem-estar e o bom humor.
9 – Banana
A banana contribui bastante para a recuperação do bom humor. Tudo isso devido à grande quantidade de carboidratos, magnésio, potássio e biotina – também conhecida como vitamina H. Ingerir a fruta é uma ótima maneira de diminuir a ansiedade e garantir bastante energia para o corpo.
10 – Uva
A uva é uma fruta que é rica em glicose, que tem função energética e é ótima para combater o mau humor. Ela ainda apresenta vários benefícios para a saúde, pois é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, que contribuem para o funcionamento do sistema nervoso e em antioxidantes conhecidos como flavonóides, que combatem o colesterol ruim e retardam o envelhecimento de pele.
*Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br - Foto: Reprodução