São Jorge, o Santo Guerreiro é homenageado por fiéis em todo Brasil

Protetor dos policiais, padroeiro do Corinthians e da cidade do Rio de Janeiro, São Jorge é lembrado por milhões de internautas nas redes sociais.

Íris Mota
23/04/2012 - 23h59

São Jorge, o Santo Guerreiro é homenageado por fiéis em todo Brasil

 

No dia de hoje, 23 de abril, fiéis de todo o mundo celebram o dia dedicado ao santo que, segunda a tradição foi padre e soldado romano do Imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo e também em algumas religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum.

 No futebol a equipe do S.C. Corinthians Paulista tem o santo como padroeiro. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.

Policiais também adotam São Jorge como protetor, além de ser padroeiro dos escoteiros e da Cavalaria do Exército Brasileiro. Em diversos estados do Brasil quartéis da Polícia Militar dedicaram homenagens ao Santo Guerreiro.

O santo também é tido como padroeiro nos países da Catalunha, Portugal e Inglaterra. No Brasil, precisamente na cidade do Rio de Janeiro, a data era tida como feriado municipal. No ano de 2008 foi sancionado o Projeto de Lei criado pelo Deputado Estadual Jorge Babu, que instituiu o dia 23 de abril como feriado estadual. Desde então consagrou-se extra-oficialmente São Jorge como padroeiro da cidade, título este originalmente atribuído à São Sebastião.

Na Bahia o santo foi sincretizado à Oxossi e na Umbanda é associado à Ogum.

Devotos fervorosos citam a ligação do Santo Guerreiro com a Lua, a tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. Porém esta crença é puramente brasileira com forte influência da cultura africana.

Durante todo o dia milhões de internautas compartilharam nas redes sociais imagens e orações como forma de homenagear São Jorge.

Fotos: Eduardo Santoro