Construção civil "explode" em Patos de Minas

De acordo com SINE (Sistema Nacional de Empregos) falta mão de obra qualificada para atuar no ramo.

Íris Mota
11/01/2013 - 23h59

Construção civil "explode" em Patos de Minas

 

Patenses e visitantes se surpreendem com o crescente número de construções na cidade. Existe rua em que oito prédios estão sendo erguidos ao mesmo tempo. Empresários do ramo atribuem a ótima fase ao progresso do município e, principalmente, ao incentivo do governo federal.
São inúmeras as obras, mas o aumento na construção civil em Patos de Minas não se deve apenas a grandes empreendimentos. Hoje, devido às facilidades e incentivos oferecidos pelo governo, está cada vez mais fácil para pessoas de baixa renda conquistarem o sonho da casa própria. 
E vários empresários aproveitam o leque de oportunidades que o mercado está abrindo. A Construtora Coelho, que atua desde 2009, tem clientes com vários perfis. A empresa que no início se dedicava principalmente a loteamentos, hoje tem diversos empreendimentos no município e os diretores garantem: nunca foi tão fácil comprar um imóvel. Se há alguns anos o processo era demasiado burocrático, agora, através da própria construtora o cliente consegue financiar o imóvel desejado. Dessa forma, todos têm acesso facilitado ao negócio: os investidores que visam construir e vender para obter lucro e também pessoas que desejam apenas comprar residência familiar.
Empresas do ramo de materiais de construção também têm aumentado as vendas nos últimos anos.  Um bom exemplo é a Forte Acabamentos, umas das maiores em Patos de Minas. De acordo com os funcionários Adair Guilherme e Alan Silva, comparando 2012 ao ano de 2011, o aumento foi de cerca de 20% e a expectativa é que aumente mais a cada ano. Segundo Adair, a Forte Acabamentos é a única loja do ramo em Patos de Minas, até o momento, autorizada e credenciada pela Caixa Econômica Federal para realizar financiamentos no próprio estabelecimento, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Os representantes das duas empresas atribuem o bom momento de negócios a vários fatores: ao progresso da cidade que se mostra através das grandes empresas que se instalam no município, aos vários estudantes que vêm de diversas partes do país para graduar nos próximos anos e a outros que permanecem por aqui após o término dos estudos para trabalhar. Além da já mencionada facilidade oferecida pelo governo.
Para Daniel Coelho, um dos sócios da construtora, o futuro de Patos de Minas é promissor, com crescimento cada vez maior. Ele cita os diversos centros comerciais que se formam nos bairros periféricos da cidade, exemplo disso é o hipermercado Walmart que se instalou em local afastado e que terá como vizinho o novo shopping center de Patos de Minas.
Para os empresários o investimento em imóveis é uma das melhores formas de aplicação de capital. E a população tem percebido isso, se antes as economias eram aplicados em poupanças bancárias, hoje as pessoas preferem construir para vender ou simplesmente para ver o imóvel valorizar a cada ano.
As vantagens trazidas pelo “boom” da construção civil alcançam toda a população. Trabalhadores do ramo, como pedreiros, carpinteiros e eletricistas veem o serviço ser cada vez mais valorizado. E os profissionais afirmam: há escassez de mão de obra qualificada.
 
Fotos: Eduardo Santoro