Descubra qual é seu formato de rosto e aposte no corte de cabelo ideal

Rostos quadrado, triangular e retangular pedem cortes específicos para valorizar pontos fortes.

18/07/2013 - 23h59

Descubra qual é seu formato de rosto e aposte no corte de cabelo ideal

 Você já ouviu aquela expressão que diz que "o cabelo é a moldura do rosto"? Pois saiba que ela é verdadeira. E assim como cada tela tem sua particularidade, cada rosto tem seu formato e pede bordas que o valorizem. O consultor de beleza Robson Trindade, especialista em visagismo, explica que o rosto mais harmônico tem formato oval- uma raridade, praticamente impossível de se achar. Sendo assim, todos os outros formatos de rosto devem tentar imitá-lo. Isso pode ser feito de duas formas: com o corte de cabelo ideal ou com uma boa maquiagem. Se você quer mesmo dar umas boas tesouradas nas madeixas, confira as dicas para reconhecer qual é o seu tipo de rosto e qual corte de cabelo mais combina com ele. Contamos tudo a seguir. Siga e dê aos seus traços o devido valor. 

Rosto redondo
O rosto circular tem bochechas avantajadas e pede uma redução das laterais do rosto para que a esfera se transforme em rosto oval. "Nesse caso o cabelo deve ser o mais reto possível nas laterais do rosto, avançando um pouco sobre a face", explica Robson trindade. Dessa forma o corte esconderá a porção lateral do rosto, ajudando a alongá-lo. Caso você tenha esse tipo de rosto e goste de franjas, opte pelas mais compridas, que chegam à altura do queixo.

Rosto triângulo de base alta
Para entender esse formato de rosto, imagine um triângulo de cabeça para baixo. No caso, a base é a testa mais larga e o ápice do triângulo o queixo fino. A ideia é suavizar a testa avantajada. "Franjas que diminuam a testa são aliadas: elas podem ser laterais, falsas e desfiadas", explica o cabeleireiro Bruno Di Maglio, do Salão 1838, de São Paulo. "Elas ganham força nesse formato de rosto", explica. Prefira cabelos longe do rosto, deixando livre as maçãs do rosto e queixo, com repicados voltados para fora ou para trás. Com a testa suavizada e o rosto livre, use a criatividade e ouse no corte. Abuse dos curtos e longos. Só tenha cuidado com os médios que levam fios à face. 
 
Rosto triângulo de base baixa
Imaginando um triângulo em posição normal: esse formato de rosto tem maior volume em baixo, que precisa ser amenizado. Nesse caso, é preciso disfarçar o queixo ou maxilar protuberante. "Um corte adequado pode ser um repicado médio, na altura dos ombros, desfiado e com volume diminuído próximo dos ombros e queixo", ensina o cabeleireiro. "Fuja de franjinhas falsas ou ralinhas e de lado", recomenda Bruno Di Maglio.
 
Rosto losango
Quem tem o rosto em formato de losango, tem maças do rosto mais proeminentes e testa e queixo finos. É preciso criar volume em cima e em baixo. "Para conseguir: repique o cabelo até a altura dos olhos e do nariz para baixo", recomenda Robson Trindade.
 
Rosto retângulo alto
O rosto retângulo alto é o rosto mais comprido e fino, aquele rosto alongado. "A franja é válida, de qualquer forma", afirma Di Maglio. Segundo o especialista, a melhor pedida para quem tem esse formato são os fios repicados, longos e com uma franja a sua escolha. Quem quiser o cabelo curto deve evitar o corte "Chanel", que acentua ainda mais o comprimento do rosto. "O ideal é um corte mais curto e desfiado nas laterais terminando no queixo".
 
Rosto retângulo baixo
São rostos largos e de baixa altura. "O cabelo deve puxar o rosto para cima, dando volume no topo da cabeça", explica Robson Trindade. Uma opção é repicar o cabelo no alto da cabeça, deixando duas camadas de cabelo: uma mais longa e outra mais curta e superficial. Há ainda alternativas, como cortes curtos para quem possui cabelos crespos ou cacheados.
 
Rosto quadrado
A parte inferior da mandíbula é muita reta e muito marcada - até próximo da orelha - em quem tem esse tipo de rosto. A dica de Robson Trindade para amenizar esse formato de rosto é, imaginando que o rosto é um quadrado, diminuir todos os cantos. "Uma franja em diagonal ou um cabelo curto com franja mais comprida, que termine próxima ao queixo, são boas opções".
 
 
*As imagens ilustram apenas o formato do rosto e não necessariamente o corte de cabelo indicado na legenda pelos especialistas. 

 

Fonte: Site r7