Conheça alguns alimentos que ajudam a diminuir a celulite

Além de auxiliar na questão de estética corporal, incorporar tais alimentos à dieta traz diversos outros benefícios à saúde.

Íris Mota
30/10/2014 - 12h30

O verão está chegando e muitas mulheres se sentem incomodadas em aparecer vestindo roupa de banho em público. Geralmente, a grande maioria delas reclama da presença da celulite, aqueles furinhos que dão aspecto de “casca de laranja” à pele. Conheça algumas dicas de alimentos que, se incorporados à dieta, auxiliam na diminuição e prevenção dessas famosas vilãs da beleza.


A celulite resulta da acumulação de gordura nas camadas superficiais da pele causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Este problema afeta a maioria das mulheres e não é exclusivo de pessoas com excesso de peso. Investigações recentes mostram que pode haver uma predisposição familiar para a celulite, relacionada com os níveis de estrogénio, um hormônio feminino. 


Para diminuir os efeitos dos “furinhos” uma combinação de exercícios físicos regulares, procedimentos estéticos, como a drenagem linfática, e uma alimentação balanceada é uma excelente arma. A ingestão diária de muita água também auxilia no combate e prevenção à celulite. 


Abaixo, listamos alguns dos alimentos mais indicados para serem incorporados à dieta e que operam grandes resultados na aparência da pele e, consequentemente, na autoestima das mulheres. Vale lembrar que todos eles trazem ao organismo outros diversos benefícios, além deste ligado à estética.


Frutas Vermelhas: Por ajudarem no equilíbrio hormonal do corpo evitam o aparecimento da celulite. 
Frutas Cítricas: Elas eliminam as toxinas presentes do organismo e reduzem o volume das células.
Semente de linhaça: Essa é famosa quando o assunto é saúde e beleza. Por ser rica em ômega 3 ela tem ação anti-inflamatória. 
Maça: Essa, além de ser uma fruta gostosa e refrescante, ainda tem baixo custo e pode estar à mesa de todo mundo. A maça é rica em fibras que neutralizam as toxinas do corpo.
Arroz integral: Rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.
Aveia: Rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos. A aveia pode ser consumida em flocos, farelo ou farinha. É um alimento facilmente adaptável a várias receitas.
Proteína de boa qualidade: Evita que o corpo busque energia nos músculos, deixando-os flácidos. Encontrada em ovos, leite, carnes brancas e vermelhas e em vários vegetais. 
Arroz integral: É rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino. 
Uma boa alimentação além de prevenir e combater à celulite, ainda ajuda na redução de peso e medidas, previne contra várias doenças e está entre os melhores cuidados para pele, cabelos e unhas. É recomendável que se faça cerca de seis pequenas saudáveis refeições diárias, não passando mais do que três horas sem se alimentar. Desse modo mente e corpo estarão em sintonia, elevando a autoestima de homens e mulheres