Patos de Minas renova inserção no Mapa do Turismo Brasileiro

A inserção possibilita que o Ministério do Turismo, Unidades Federativas e Municípios atuem de forma cooperada.

27/08/2019 - 14h19

Patos de Minas renova inserção no Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A cidade de Patos de Minas renovou a sua inserção no mapa.

Segundo o Gestor Executivo do Circuito Turístico Noroeste das Gerais, Igor Araújo Diniz, o mapa prioriza os municípios que possuem estrutura para o desenvolvimento da atividade e que tenham o turismo como estratégia de desenvolvimento. “Patos de Minas é uma cidade com esse potencial. Com foco nos territórios do mapa, será possível desenvolver e consolidar novos destinos turísticos”, destacou o gestor. De acordo com Igor, o mapa é reconhecido pelo Tribunal de Contas da União e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, considerando que é uma ferramenta que busca a convergência entre as políticas prioritárias para a área do turismo.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal ativo, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Entre as atividades voltadas para o turismo que acontecem em Patos de Minas, está agendada para esta sexta-feira, dia 30, encontro com a especialista em Turismo e Marketing, a senhora Luciana Thomé. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Adesp e Sebrae.


  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas