Alunos de Engenharia Mecânica do Unipam projetam veículo off-road para participar de competição

O evento de lançamento contou com a presença de alunos do curso de Engenharia Mecânica, de apoiadores do projeto e de empresários.

Caio Machado
10/03/2020 - 11h10

Alunos de Engenharia Mecânica do Unipam projetam veículo off-road para participar de competição

Na noite desta última segunda-feira (09), alunos do curso de Engenharia Mecânica do Unipam apresentaram um veículo construído para participar de uma competição nacional, organizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE).

O veículo off-road mini baja foi projetado pela equipe formada em agosto de 2019, e começou a ser construído no início do mês de dezembro. Ao todo, cerca de 2000 horas foram gastas pelos alunos para concluir a fabricação do veículo.

Neste ano, a competição da SAE ocorrerá em São José dos Campos/SP, entre 11 a 15 de março, e as equipe vencedoras terão a oportunidade de participar da etapa internacional, que ocorrerá nos Estados Unidos.

A construção do veículo, que funciona com gasolina, custou em média de 25 mil reais. “Ele possui motor estacionário de 10hp, freio a disco, chassi tubular de aço, carenagem de fibra de vidro, sistema de direção particular e os mesmos equipamentos de segurança utilizados pela fórmula 1”, descreveu Vinicius Rezende, professor de Engenharia Mecânica do Unipam.

Segundo ele, a importância do projeto se dá pelo fato de que tudo foi feito pelos alunos. “Eles tornam melhores engenheiros e de certa forma são inseridos no mercado automobilístico, pois aprender projetar, entendem os subsistemas utilizados e como projetá-los”, disse.


  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: Igor Nunes