Escritora patense Maria Esther Maciel lança a nova obra “Longe, Aqui

A obra pode ser considerada o périplo de Maria Esther de volta ao mundo da poesia.

30/04/2020 - 09h36

Escritora patense Maria Esther Maciel lança a nova obra “Longe, Aqui

Após um hiato de alguns anos sem escrever poemas e sem lançar novos livros, a escritora mineira e patense, Maria Esther Maciel inaugura nova fase literária com a edição da obra "Longe, Aqui". O lançamento do novo livro, em tarde de autógrafos, ocorreu no dia 14 de março de 2020, na livraria Quixote em Belo Horizonte.

"Longe, Aqui - Poesia Incompleta - 1998/2019", é uma publicação que reúne três livros da escritora mineira, com o traçar um pouco de seus textos de poesia aos longos dos 21 anos dedicados à escritura e à literatura. São eles, o inédito Livro das Sutilezas (2019), O Livro de Zenóbia (2004) e Triz (1998).

Entre o livro Triz (1998) e os poemas inéditos de O Livro das Sutilezas, escritos entre 2018 e 2019, está O Livro de Zenóbia, de 2004 – "um híbrido de poesia e prosa, acompanhado das listas extraídas d'Os cadernos de Zenóbia, do mesmo ano", explica a autora, que nasceu em Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba.

Maria Esther Maciel além de poeta e cronista, é ensaísta e ficcionista, com textos publicados em vários jornais, revistas e antologias brasileiras e estrangeiras. Professora titular de literatura comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela lançou ao todo 17 livros de poesia, ficção, crônica e ensaios.

A obra Longe, Aqui - pode ser considerada o périplo de Maria Esther de volta ao mundo da poesia. Ela disse e diz, que por um triz, chegou a pensar em certo momento que a veia poética a tinha abandonado e parado de pulsar versos. Por dois anos ficou sem fazer poemas 'completos e incompletos'. Mas depois de mudar de ares e com morada nova, a poesia voltou com todo gás natural.

Fonte: Civuca Costa