Monumentos ganham máscaras para incentivar uso do item durante pandemia

Utilização da máscara passou a ser obrigatória em Patos de Minas em 22 de abril

Igor Nunes
15/05/2020 - 15h20

Monumentos ganham máscaras para incentivar uso do item durante pandemia

Os monumentos de Olegário Maciel e do Homem do Campo, ambos situados na Avenida Getúlio Vargas, na região central de Patos de Minas, receberam esta semana máscaras de proteção. A ideia partiu do vice-prefeito Paulo Mota e foi colocada em prática pela Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Histórico. Com intuito educativo, a medida visa conscientizar a população sobre a importância de continuar fazendo o uso desse EPI durante o período de pandemia de Covid-19.

A utilização da máscara passou a ser obrigatória em Patos de Minas desde 22 de abril, após publicação do Decreto 4.815 no Diário Oficial do Município. Especialistas indicam que essa é uma medida importante para prevenção contra o coronavírus, pois as máscaras servem como barreira física, diminuindo a exposição e o risco de contágio para a população em geral.

Monumentos - O monumento em homenagem a Olegário Dias Maciel, ex-presidente do Estado de Minas Gerais, é um bem integrado à Avenida Getúlio Vargas, tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural por meio de decreto municipal datado de 1998. Ele foi colocado na via após a morte do político, em 1933, e está localizado à frente da residência de Olegário, hoje Museu de Patos de Minas, e também da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, o Colégio Normal.

Já o monumento ao Homem do Campo é uma homenagem do prefeito Sebastião Alves do Nascimento ao “herói anônimo”. A obra foi construída a partir de sugestão de Wulfrano Patrício, aproveitando a presença de artistas espanhóis que estavam fazendo a decoração da Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus em abril de 1961. Criada pelo espanhol Antônio Dias López, o monumento foi inaugurado no dia 24 de maio do mesmo ano, durante a terceira Festa do Milho. Ele foi executado pelos artistas Enrique e Carlos Pachon Sanches.


  • Galeria