Recordar e Viver: The Beatles

Popularidade e notoriedade até hoje inéditas de uma banda musical!Vários anos após o fim da era Beatles, a banda ainda é lembrada por todos os amantes da musica,principalmente do rock.

22/04/2009 - 09h55

Recordar e Viver: The Beatles

Nenhuma banda conseguiu o que John,Paul,Ringo,George ou os ``Garotos de Liverpool conseguiram. Transformar padrões de vida, costumes, marcar uma geração inteira nos anos 60.

Tudo começou com a história de quatro rapazes aparentemente bem vestidos e com um penteado ``rebelde´´ que se  apresentavam em pequenos bares de Liverpool. A partir daquele som contagiante e revolucionário promoveram uma mudança que até hoje foi jamais visto, tornando-se os primeiros,tanto como banda de rock, como alcançando a primeira posição nas rádios britânicas e mundiais.

O mito dos Beatles se construiu em cima da turbulenta época em que atuaram, e pela mídia, que começava a ganhar força na época. Cantar "All You Need Is Love" (nº 1 nas paradas...) soa bastante hipócrita para uma banda onde os componentes são podres de ricos. Amor é tudo?...Se o amor vence tudo, como não pode vencer as brigas e as dissidências internas, cada vez mais evidentes na banda a partir de 1968? Trata-se do clássico caso de "o sucesso subiu à cabeça": Paul, George, John e Ringo se transformaram em mitos, transcenderam a eles próprios, isso foi algo que fugiu do  controle deles, pessoas de carne e osso, mas que acabaram dotadas de uma inabalável aura de santidade pop.

São imortais - ou, pelo menos, deveriam ser. E a dissolução da banda, decretada oficialmente em 1970, ajudou a eternizar esse mito - daí o trocadilho "Beatles 4ever". Em apenas oito anos, um vendaval passou pela música pop e até hoje sentimos seus efeitos. E cada um foi pro seu lado, com carreiras solo em geral muito pouco significativas - ainda mais se compararmos com o que os quatro fizeram juntos.                   

Os Beatles sempre serão lembrados e eu me pergunto, por quanto tempo?? Será que nos próximos séculos os garotos de Liverpool serão lembrados? Será que em 2030 ainda ouviremos sucessos como ``She Loves You, ``Help´´, All You Need Is Love... No século 25 vão render-lhes homenagens por "Eight Days a Week", "Here Comes The Sun" ou "The Long and Winding Road"?

Fico triste por não viver naquela época, por não poder amar os Beatles enquanto eles eram a febre mundial, por nunca poder ir a um de seus shows.Mas certamente eles ficaram na memória de nos amantes da boa musica. Sua tragetória vitoriosa e ao mesmo tempo conturbada será para sempre lembrada por diversas gerações, apesar de estarmos vivendo em um mundo em que a música com frases violentas e com temas de sexo sejam as primeiras colocadas nas rádios..
      
Um mito e uma realidade de quatro rapazes comuns que se tornaram ícones, mas que não deixaram de ser quatro pessoas seres humanas que ao passar do tempo foram nos deixando,e a cada perda nos proporcionando um sentimento de perca irreparável. Os cabelos brancos de McCartney e a vivência de Ringo e um sentimento de que tudo está se acabando. O que poderia ser eterno ou o que parecia ser eterno está se desmerecendo aos poucos: são apenas dois beatles, dois integrantes de um grupo que para sempre levarei em meu coração.
 
 
 
 
 
 
 
 
Bruno Vargas. (Fotos: Reprodução)