Projeto Yoga e Vida leva mais saúde às detentas da Penitenciária de Patrocínio

Desde maio de 2009 a Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares – Patrocínio tem oferecido aulas de Yoga para as detentas da Unidade.

Não informado
22/09/2009 - 15h15

Projeto Yoga e Vida leva mais saúde às detentas da Penitenciária de Patrocínio

O projeto Yoga e Vida que foi implantado na Vivência Feminina é uma ação complementar à prática pedagógica e à ressocialização, que fornece tempo/momento e técnicas adequadas para as detentas da unidade entrarem em contato com o seu corpo, mente e espírito. 

Essa prática é adequada a qualquer pessoa, seja qual for sua idade ou o seu nível de condicionamento físico. No nível físico, a Yoga ensina a ter consciência da respiração e das áreas de tensão ou cansaço nos músculos e nas articulações. No plano mental e emocional, ela ajuda a perceber padrões de pensamentos, a conhecer as consequências de atitudes e hábitos e a compreender, analisar e resolver preocupações e dúvidas.

A prática de Yoga ensina como a mente focada e a mudança de respiração podem ajudar as detentas a se comunicarem de maneira mais inteligente com o seu corpo. Está sendo adotada em prisões de todo o mundo (África, Argentina, Estados Unidos, Índia, Brasil e outros) e de acordo com pesquisas tem trazido ótimos resultados.

O Projeto Yoga e Vida é uma proposta que possibilita a transformação do “Pátio do banho de sol” em um espaço para se cuidar da saúde, transformar hábitos e atitudes de vida e também proporcionar momentos de lazer.

Ao educar para a saúde e bem-estar de forma contextualizada e sistemática podemos colaborar para que as detentas tenham uma melhoria nos níveis de saúde pessoal e coletiva.
                
O curso está sendo ministrado através de aulas práticas no horário vespertino, são duas aulas por semana com 2 turmas de 14 alunas.
Depois de 4 meses de aulas as detentas escreveram sobre o projeto e este é um dos depoimentos: “Yoga é Saúde, faz bem pra quem pratica, deixa o corpo mais leve como se tivesse levitando do chão sem esforço.Aprendi a respeitar as limitações do meu corpo e enxerguei o quanto sou capaz de me tornar uma pessoa mais bem sucedida.
                
Eu Amei as professoras Dona Márcia e Dona Vitória que são dois anjos enviados por Deus. Elas tem muita paciência de nos ensinar.
                
A Yoga levantou o meu auto astral que estava lá embaixo. Me sinto feliz cada dia mais, mesmo me encontrando aqui dentro, através da Yoga eu descobri o meu valor e a força de querer tudo que sonho.
                
Muita coisa mudou em minha vida através da Yoga, eu era nervosa, mau humorada, não conseguia mentalizar comigo mesma, hoje é diferente, vivo sorrindo, cantando e agradecendo a “Deus” pelas oportunidades de participar das coisas boas da vida, como é maravilhoso saber que ainda existem pessoas do bem que preocupam com a nossa saúde.
                 
Yoga participe você também!”
                
O projeto está sendo desenvolvido e executado na Unidade Prisional sob a orientação da instrutora de Yoga Márcia Akiko Tsuru - especialista em Power Yoga e Vitória Eustáquia Alves, assistente, voluntárias, que ministram aulas práticas. Tem também a colaboração de todos os servidores da Penitenciária - Diretores, Corpo Técnico, Administrativo e especialmente das Agentes Penitenciárias.