Faltou grana para comprar aquele modelito especial? Relaxe e aprenda a customizar suas próprias roupas

Experimente gastar pouco e ainda sim, sair de casa com uma peça exclusiva!

Não informado
16/08/2011 - 16h19

Faltou grana para comprar aquele modelito especial? Relaxe e aprenda a customizar suas próprias roupas

Seja porque o dinheiro está em falta, por curiosidade ou vontade de incrementar o visual, a customização é uma arte e faz muito bem ao bolso e principalmente, àquela sua peça de vestuário que há muito tempo vive abandonada no fundo do guarda-roupa.

A customização é o ato de transformar uma roupa em outra. É atribuir um novo look ou até mesmo outro estilo à peça. Embora a primeira vista, esta tarefa de “transformação” pareça fácil e divertida, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que e como fazer.

Para ajudar nossos leitores, selecionamos algumas dicas e vídeos sobre a customização de roupas, acessórios e calçados. Aproveite as sugestões, mas não se esqueça que customizar é uma atividade de criação e por isso, não hesite em  abusar da  criatividade.

Como começar

Se você não tem experiência com a customização, o melhor a fazer é começar com  pequenas mudanças fáceis. Uma dica é customizar uma camiseta branca, na qual poderá cortar as mangas, diminuir o comprimento, mudar o decote, pintar um desenho com tinta para tecido ou canetas para tecido, bordar, aplicar botões e fuxicos.

Manga bordada

O primeiro passo é apoiar um papelão por baixo da manga, para deixar a superfície reta. Entre a roupa e o desenho, coloque uma folha de papel carbono. Então, risque o modelo com lápis e borde os vidrilhos seguindo o traçado. Comece com os pretos e depois complete com os dourados. Use cerca de 200 gramas de cada cor.

Colete renovado

Procure fechos bem trabalhados em lojas de armarinhos, para substituir os botões da peça. Para ficar bem firme, costure todos os orifícios do fecho com linha invisível. Outra ideia é bordar uma fita dourada, estilo rabo de gato, na barra do colete.

Bolsas com tachas

Com um lápis, marque os furos com uma distância de 5 centímetro entre eles. Perfure as marcações, uma a uma, com as tachas. Dobre as garras com um alicate de artesanato ou com as próprias mãos. As bolsas pretas com tachas de metal ficam com um aspecto bem atual.

 

Vestido tingido

Para começar, dilua um tubo de corante preto em quatro litros de água fervente. Coloque o vestido nessa mistura e deixe por 30 minutos em fogo alto, sempre mexendo. Espere esfriar e então enxágue a peça. Em uma bacia, acrescente um tubo de fixador de corante em quatro litros de água fria, deixando de molho por 20 minutos. Então, enxágue e deixe secar à sombra. Para finalizar, borde a peça com miçangas prateadas, começando pelos ombros e mangas e terminando na cintura. O branco do verão fica a cara do inverno.

 

Blusa com debrum

Primeiro, corte uma tira de viés de algodão com 2,5 metros de comprimento por 5 centímetros de largura. Então, dobre-a ao meio e faça a barra para dar acabamento. Costure em toda a extensão da gola, abertura frontal e outras extremidades da blusa com a máquina reta. Isso vale também para casacos e blazeres. A fita de algodão pode ser substituída, também por uma fita de cetim.

 

Vídeos

Como customizar sapatos

Customizar camisetas 

Customizar jaqueta jeans

Customize uma calça jeans e transforme em short

Como reciclar roupas sem máquina de costura