Como combater o estresse?

Pesquisa apontou que 70% dos brasileiros economicamente ativos são estressados.

Não informado
06/10/2011 - 10h50

Como combater o estresse?

Aquele excessivo cansaço, tensão, isolamento, medo, angústia, irritabilidade, inquietação e incapacidade de domínio sobre as emoções podem ser sintomas do que conhecemos como estresse.
 
Esses sintomas, cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas acabam provocando uma “bagunça” nas emoções e podem até trazer transtornos para a saúde.

Ser uma pessoa estressada hoje é ser uma pessoa integrada no mundo do “corre-corre”, aonde situações te ameaçam constantemente e te imploram reações. É algo difícil de controlar e, até mesmo de viver sem, pois mais do que nunca, as pessoas enfrentam uma vida agitada e repleta de pressões de todas as partes (amigos, família, trabalho, relacionamentos, entre outros). 

Conforme pesquisa da Isma (International Stress Management Association) Brasil, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de estresse.

A Psicóloga e Psicoterapeuta, Pércia Nunes de Oliveira, recomenda tirar um tempo no seu dia para relaxar, respirando lentamente e profundamente por alguns minutos. “Acredito também ser muito saudável a prática de atividades físicas e meditação, que além de outros benefícios ajudarão a descarregar a energia e o estresse”.

O stress também é considerado um sinal de alerta para que sintomas momentâneos não venham a se tornar algo fora do controle. Em casos mais extremos, o stress pode desencadear transtornos, infecções causadas por baixa imunidade, depressão, contração muscular crônica, enxaqueca, gastrite, obesidade, entre outras doenças.

Para controlar esse mal, e ter a oportunidade de se “desligar do mundo” por alguns momentos as pessoas devem colocar prioridades no seu dia-a-dia, dentre elas, o descanso. 

Uma pesquisa da Universidade de Harvard a respeito do descanso constatou que as pessoas necessitam de pausas durante o dia para se recompor e até aumentar seu rendimento. 

Segundo a educadora física e empresária do SPA Equilíbrio, Cláudia Luz, o descanso renova os reflexos, aguça a percepção, a criatividade e a intuição. “O descanso precisa fazer parte da nossa agenda de compromissos visto que o estresse é hoje, sem dúvida, uma das grandes marcas da vida moderna, representando atualmente fator de risco para várias doenças. ”.

Cláudia ainda deixa a dica: tire um tempo para você mesmo. “É muito importante adquirir novos hábitos para garantir a qualidade de vida, o relaxamento e o combate ao estresse. Quem se cuida e sabe o momento de descansar - seja em casa, numa viagem, num passeio, num SPA ou diante da natureza – consegue dar um novo significado ao seu cotidiano e levar uma expressão mais madura das suas emoções, frustrações e afetos”, complementou.
 
Veja abaixo algumas dicas para você controlar o stress, descansar e ficar de bem com você e com o mundo.
 
•          Pratique exercícios físicos diariamente, pois, eles ajudam a lidar com o estresse elevando a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.  A caminhada é uma boa opção.
•          Aprenda a relaxar. Entre num quarto sossegado, instale-se confortavelmente, feche os olhos e respire de maneira ritmada. Não se distraia durante 10 a 15 minutos. Faça isto duas vezes por dia. Se preferir pode optar também por ioga, seções de massagem e acupuntura.

•          Ingira alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Banana e Chocolate são boas opções.  Consuma-os moderadamente para não ganhar peso.
•          Descanse mais. A melhor maneira de evitar a exaustão é dar a você mesmo o descanso apropriado para que as suas energias se renovem.  Uma boa opção para sair da rotina e deixar o estresse bem longe é procurar por um SPA onde além de vários tratamentos de relaxamento, você pode estar em contato constante com a natureza.
•          Durma bem. O sono é insubstituível. Seu corpo precisa descansar e sua mente também.