Falta de atividade física e má alimentação ocasionam o ganho de peso nas férias

Ficar em um SPA é uma boa alternativa para quem pretende começar 2012 em boa forma.

Não informado
21/11/2011 - 14h48

Falta de atividade física e má alimentação ocasionam o ganho de peso nas férias

Saúde, bem-estar, lazer e descanso nunca estiveram tão ligados. Já pensou em desfrutar de tudo isso durante férias em um spa? Esse é um ótimo roteiro para quem começou a planejar as férias de fim de ano, mas ainda não escolheu o destino.

Durante as férias, geralmente, não sabemos como administrar o tempo que temos livre. Dormimos de madrugada e acordamos no meio do dia, não fazemos nenhuma refeição completa, comemos vários lanches em horários desordenados, passamos grande parte do tempo diante da televisão, não desgrudamos do computador, etc. Tentando relaxar dessa maneira, a saúde se torna a principal prejudicada.

Segundo a nutricionista Ariane Barberato, esse caos alimentar, associado ao sedentarismo, invariavelmente leva ao ganho de peso nas férias. “Muitas pessoas acham isso óbvio ou razoável. Afinal de contas, ‘estamos de férias’. Mas elas não se dão conta do mal que têm feito à saúde. E o lazer pode ser um aliado e evitar o ganho de peso”, diz a nutricionista.

Ter acompanhamento médico ou especializado, neste período, garante à pessoa descansar e, ao mesmo tempo, aproveitar as férias de forma saudável. Por isso, uma alternativa viável que tem sido apontada por muitos profissionais é programar esse descanso em spas. O ambiente tranquilo, acolhedor e com bastante verde contribui no descanso pleno da mente indo de encontro com a saúde do corpo, proporcionado pelas atividades físicas e alimentação balanceada. 
 
Em forma

Começar 2012 buscando a boa forma é um dos principais desejos de quem se preocupa com a saúde, porém, poucos conseguem manter o peso ideal com as ceias de Natal e Ano Novo, alimentações desregradas durante as viagens e demais refeições que são feitas fora de casa. Quem sai de férias, pode voltar para casa com pelo menos 2 kg acima do peso.

Uma pesquisa realizada nos EUA com dois mil turistas, em julho deste ano, apontou que 25% dos entrevistados engordaram pelo menos 3,5 kg em apenas 15 dias de férias, o motivo é explicado pelo fato de estarem relaxados e não praticarem atividades físicas e nem terem uma alimentação balanceada.

Dar preferência por passar férias em um spa é uma ótima escolha e pode propiciar bons resultados. Além de ser acompanhado por profissionais especializados nos cuidados com a alimentação, dá para desfrutar de um ambiente aconchegante. De acordo com Cláudia Luz, educadora física e proprietária do Spa Equilíbrio, em Uberlândia, a época é essencial para ficar mais saudável e perder peso, já que muita gente se preocupa mais com o corpo no verão. “Adquirir a boa forma em um spa é ainda mais fácil, já que os profissionais avaliam as necessidades de cada um e trabalham sobre elas durante o período em que permanecem”, afirma.